Clarinete de Metal

Foram feitos muito poucos clarinetes de metal após 1940, e muitos deles foram feitos na década de 1920. Antes de som em filmes, Hi-Fi de rádio, etc, e muito menos qualquer uma das engenhocas que temos hoje em dia, houve um momento em que um avançado centro de entretenimento em casa era uma estante de livros, um piano, e talvez um par de instrumentos para bandas de pequeno porte.  Toda criança queria um, e de inúmeros instrumentos econômicos foram feitas. Os clarinetes de metal eram algo para crianças, e havia centenas de marcas de um posto para fora por alguns fabricantes.  Se o instrumento tinha o nome de políticos que a qualidade era melhor, mas a maioria dos clarinetes de metal são apenas sucata velha que custa mais do que vale a pena consertar. Eles são interessantes novidades, e as pessoas estão começando a coletá-los, portanto, o valor está a aumentar. Os clarinetes marca – Like Conn, Buescher, Prata Rei, e Selmer estão se tornando muito valioso, mas os modelos de qualidade desejável representam apenas cerca de 2% dos clarinetes de metal que foram feitas. Muitos não são reparáveis e ter um valor de cerca de US $ 10 como decorações.  Os clarinetes metal realmente bons são realmente raros, e alguns são muito bons – mesmo o melhor dos seus dias. A unicidade pode ser fascinante, e um clarinete de metal grande pode ser uma coisa maravilhosa, mas tenha em mente que pode ter-se sentado por mais de 50 anos depois de ser jogado aos pedaços – as peças podem ser congeladas, e se peças de reposição são necessárias, elas não são disponíveis. Os 2% que são muito desejáveis, não são apenas difíceis de encontrar, mas mais difíceis de restaurar.

Histórico: A primeira produção de clarinetes metal começou depois de uma patente Conn em 1888.  Outros fabricantes vieram acima com algumas grandes instrumentos nas duas primeiras décadas do século 20 – a maioria destes eram de paredes duplas. Uma inundação de  estudantes começaram a chegar ao mercado em 1920. No final dos anos 20 novos modelos profissionais foram concebidos como top-of-the-line de instrumentos, mas a produção da melhor qualidade terminou. Cerca de 1938 os clarinetes metal de qualidade foram feitos de novo, mas que parou abruptamente com a guerra. Após a Guerra, Conn não fez mais nada, e os fabricantes a maioria dos outros eliminados clarinetes metal, exceto para LeBlanc, que fez uma Noblet estudante até 1963.

O som funde-se e confunde-se com o ébano.

Na minha opinião o som do clarinete de madeira é melhor do que o som do clarinete de metal. Assistam este vídeo e escutem o som desse clarinete de metal ,vale a pena.

 

Vejam estas fotos de clarinetes de metal!

image image

Clarinete de metal

13 responses to this post.

  1. Posted by abel teodoro on julho 11, 2010 at 3:09 pm

    por favor tem clarineta de metal em Do muito obrigado

    Responder

  2. Posted by Ulisses Moitinho do Nascimento on setembro 15, 2010 at 2:30 pm

    Tenho um clarinete de metal Penzel Mueller “ARTIST” com a numeração K-601, o que pode ser informado dele, aqualidade, o ano de fabricação, etc…

    Responder

  3. Posted by Dany on fevereiro 20, 2011 at 12:23 am

    Meu marido faz por hobby clarinetes personalizadas de metal.
    Ele consegui depois de mais de 10 anos de luta e apoio de muitos amigos, incluisive até de um Sr que era chefe da parte das clarinets na Weril. Hoje ele está aposentado mais muito nos ajudou.
    Meu e-mail é dany_mpb27@hotmail.com

    Responder

  4. eu tenho um clarinete da weril mais quria saber c o de metal é melhor

    Responder

    • Posted by Levi on abril 21, 2012 at 12:20 pm

      Tenho uma clarinete de metal americana, uma italiana e , graças a Deus, fiz outras 3 (duas em dó e uma em sib).Tocando a americana, italiana,a em Sib que fizemos ou qualquer outra em SIb (digo qualquer marca ou material) com a mesma boquilha, o som é praticamente idêntico. Essa é minha opinião e muitos que já presenciaram este teste.

      Responder

      • Posted by Wilson on agosto 17, 2012 at 7:33 pm

        Meu amigo , esta sua afirmação foi é real pq puder confirmar !!!!

      • Posted by David on agosto 20, 2012 at 1:16 am

        engraçado. Muitos condenam a clarinete de metal sem mesmo conhece-la. E um instrumento um pouco dificil de encontrar porém não fica devendo nada pra qualquer outra

  5. Posted by Daniel on setembro 1, 2012 at 5:34 pm

    toque o clarinete de metal e verá que tem o som igual as demais!!!!!

    Responder

  6. Posted by Claudemir on outubro 6, 2012 at 9:29 pm

    é uma lenda a invenção que a clarinete de metal é pior.
    Quem já tocou ou possui uma, pode verificar que é o mesmo som de uma clarinete de metal ou massa, sendo a boquilha igual . Sem conhecer, não se pode condenar. Quem conhece sabe que a clarinete de metal é até melhor que as demais !!!!!

    Responder

  7. Posted by Flavio on outubro 17, 2012 at 10:29 pm

    Tenha a sua clarinete de metal e verá q é até melhor q as de madeira ou massa. O som depende da boquilha.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: