Cuidados com o clarinete

Para ter um instrumento sempre em perfeitas condições é necessário,

antes de tudo, tratá-lo muito bem. Alguns cuidados são essenciais para

que o clarinete tenha uma vida útil e longa bastando, apenas, alguns

cuidados bem simples. Segue, abaixo, uma série de procedimentos que

serão úteis para manter o clarinete com uma boa aparência e um bom

funcionamento.

ESTOJO

O estojo não serve somente para guardar o clarinete, mas também para

protegê-lo de pancadas e coisas do tipo. Existe, também, uma espécie de

bolsa que serve para transportá-lo. É bem mais prática para quem pega

ônibus é bem mais prático do que com o estojo, mas não oferece uma

proteção tão boa quanto o outro.

SECANDO O CLARINETE

Após terminar de tocar o instrumento, você deve sempre secar suas partes.

Para isso, retire a boquilha e a enxugue bem. Nocaso da palheta, deve-se lavar. Se você quiser lavar a boquilha também é bom, mas não se esqueça de retirar a abraçadeira.

Para limpar o clarinete por dentro você deve usar escovas especiais de secagem que são encontrada com facilidade em lojas de acessórios para instrumentos musicais. Mas, se você não tem esse tipo de escova, faça da seguinte maneira: Arrume umpedaço de barbante ou qualquer outro tipo de cordão que seja resistente, um pesinho (pode ser um parafuso, porca etc.) e um pano macio de preferência que não solte fiapos (recomenda-se aquele pano que se usa em fraldas, ou pode ser uma flanela). Prenda o peso numa extremidade e o pano na outra. Recomenda-se que se cubra o peso com uma fita (pode ser esparadrapo). Isso evita que se arranhe o seu instrumento. Introduza o peso pela campana do clarinete. Manobre o instrumento de maneira que o peso saia pelo outro lado. Puxe o barbante com o pano e repita a operação quantas vezes forem necessárias. O mesmo deve ser feito com a boquilha.

LIMPANDO O CLARINETE

Após o uso, o mais indicado é passar uma flanela ou um pano macio em toda a superfíciedo clarinete, passando pelas chaves e anéis e os espaços entre eles, tudo com muito cuidadoara que não empene o mecanismo das chaves e anéis do clarinete dada a sua sensibilidade.

Este procedimento evita o acumulo de crostas e a oxidação das chaves e anéis do instrumento.

 

image

24 responses to this post.

  1. Posted by Ricardo Campos on outubro 28, 2009 at 1:05 am

    Muito Bom!!!

    Responder

  2. Posted by chevou on novembro 11, 2009 at 7:11 pm

    ai cara eu enu uma duvida no clarinete em si bemol a digitação éa mesma do que no clarinete em dó???

    Responder

  3. Posted by CIDA on setembro 3, 2010 at 3:02 pm

    Valeu pelas dicas, sou marinheira de primeira viagem e aproveitarei tudo o que eu puder desse blog!!!

    Responder

  4. Posted by wander monteiro fiorotto on junho 14, 2011 at 6:30 pm

    Obrigado pelas dicas!!

    Responder

  5. Posted by Karine on julho 8, 2011 at 5:55 pm

    Gostaria de saber, como lavar a palheta, oque usar, e como não deixa-la mofar, pois minhas duas palhetas que estavão dentro do estojo mofaram sem eu se quer usá-las…. gostaria desta dica 😉

    Responder

  6. Gostei das dicas *_*

    Responder

  7. Posted by tony villa nova on dezembro 31, 2011 at 12:49 pm

    Prezados quero comprar uma campana para o meu NOBLET 27 alguém tem uma dica?

    Responder

  8. Posted by danilo on abril 5, 2012 at 8:40 pm

    MERCADO LIVRE!

    Responder

  9. Posted by Tauany on maio 10, 2012 at 1:27 pm

    Agradeço as dicas!

    Responder

  10. Sou apaixonada por tocar clarinete e apredi mais um pouquinho como cuidar do meu bebê (calrinete). Obgada pessoal

    Responder

  11. Vleww pessoal, sou apaixonada por tocar e principalmente clarinete, aprendi mais um pouco como cuidar bem do meu bebê (clarinete)

    Responder

  12. Posted by Bruno Remi on junho 29, 2012 at 4:22 pm

    Meu caro como eu faço para limpar ou melhor tirar acumulo de crostas e a oxidação das chaves que acumulou no meu instrumento ?

    Responder

  13. Posted by Mariana on julho 22, 2012 at 7:08 pm

    Adorei as dicas!! Obrigada!

    Responder

  14. Posted by Vitória Elen on agosto 2, 2012 at 2:55 pm

    mim preucupo muito com a limpeza do meu clarinete e esas dicas mi ajudaram muito valeu! por mim ajudar a cuidar melhor do meu bebê:-)

    Responder

  15. Posted by Benny on setembro 19, 2012 at 8:21 pm

    Muito boas dicas mas poderia me detalhar melhor o método da flanela com cordão e parafuso ou peso?

    Responder

    • Posted by Rudnei on março 1, 2013 at 1:35 am

      Olá benny, pegue um barbante ou cadarço e costure na flanela em diagonal, faça uma espécie de saquinho de pano, coloque um chumbo de rede de pesca dentro e costure no cadarço, já tive um desses, era muito bom. até mais.

      Responder

  16. Posted by Mario Assis on janeiro 8, 2013 at 1:04 am

    Agradeço as dicas, procurarei segui-las. grato.

    Responder

  17. Posted by Ana Julia on maio 22, 2013 at 9:42 pm

    meu clarinete é velho, estou usando um que ja era usado, então ele está um pouco enferrujado, queria saber o que passar para deixa-lo brilhante.

    Responder

  18. Posted by warley on outubro 10, 2013 at 12:27 am

    Eu posso lavar meu clarinete todo com agua?

    Responder

  19. Posted by fineias felipe fagundes de jesus on outubro 27, 2013 at 2:34 pm

    ei pessoal sou iniciante de clarinete alguen podia me indicar como usar meu clarinete?

    Responder

  20. Posted by fineias felipe fagundes de jesus on outubro 27, 2013 at 2:35 pm

    por favor

    Responder

  21. Posted by fineias felipe fagundes de jesus on outubro 27, 2013 at 2:37 pm

    obrigado gostei do site e li la e consegui obrigado …..

    Responder

Deixe um comentário